Governo

Governo faz giro nacional em órgãos públicos para alertar sobre cibersegurança

O Ministério da Gestão começou nesta semana um giro pelas regiões do país para discutir privacidade e segurança da informação para os mais de 250 órgãos e entidades federais.  A primeira reunião está sendo realizada em Porto Alegre. Na sequência, haverá encontros na região Norte (14 a 16 /8), Nordeste (21 a 23/8), Sudeste (28 a 30/8) e Centro-Oeste (4 a 6/9). 

Há exatamente um ano, o Tribunal de Contas da União concluiu que mais da metade dos órgãos são vulneráveis e que o governo precisa “implementar com urgência controles críticos e medidas de segurança cibernética”. 

As reuniões iniciadas pela Secretaria de Governo Digital focam no Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI). “Vamos orientar e também saber dos desafios locais para a implantação do PPSI”, diz o secretário Rogério Mascarenhas.

“Cada região possui sua particularidade e é preciso que a SGD atue para sensibilizar os dirigentes em relação à importância do tema”, afirma.  O PPSI é um conjunto de ações de adequação nas áreas de privacidade e segurança da informação para elevar o grau de maturidade dos órgãos na proteção de dados pessoais e na segurança dos sistemas de governo no ambiente cibernético.

Durante os eventos, também serão divulgados os Controle e Medidas de Privacidade e Segurança da Informação priorizados para 2023, a Comunidade Regionalizada de Privacidade e Segurança da Informação e o Catálogo de Serviços de Privacidade e Segurança da Informação da SGD em apoio aos órgãos do SISP.


* Com informações do MGI

Botão Voltar ao topo