Governo faz pregão coletivo para material de informática e almoxarifado
O Ministério do Planejamento realiza na sexta, 15/6, o primeiro pregão eletrônico conjunto para compra de serviços continuados de fornecimento de “almoxarifado virtual” para suprimentos de materiais de informática e de expediente. O edital pode ser conferido neste link.
Trata-se de uma ata de registro de preços com validade de 12 meses, com valor global estimado em R4 6,4 milhões. Segundo o edital, esse valor compatibilizando com o ticket mínimo de R$ 200 equivale a 32.086 pedidos de fornecimento para o período de um ano. Os quantitativos foram projetados com base nas compras dos últimos três anos.
A disputa se dará pelo menor preço global e a ata permite adesão até o dobro do valor global estimado. O objetivo expresso é ser a única aquisição a atender todas as unidades da administração federal direta em Brasília. Como explica o Planejamento, “com a medida, os órgãos públicos deixarão de realizar processos licitatórios próprios para adquirir itens de material de escritório”.
O modelo busca repetir o que foi implementado com a contratação de serviço de transporte para os servidores públicos na capital, onde a partir de um pregão criou-se um serviço por demanda via aplicativo móvel, assumidamente inspirado em apps como Uber, 99 e assemelhados.
O “almoxarifado virtual”, portanto, diz respeito ao fornecimento dos suprimentos de acordo com as necessidades e sob demanda. “A tendência, no médio e longo prazo, é de que os níveis de estoque sejam significativamente reduzidos, podendo ser zerados, assim como eventuais perdas por dimensionamento ou armazenamento inadequados”, alega o Planejamento.
O governo estima uma economia de R$ 5,8 milhões por ano – com a redução da despesa anual com esses materiais de R$ 18,9 milhões para R$ 13,1 milhões. Adicionalmente, espera realocar em outras funções os servidores hoje encarregados dos almoxarifados e liberar 6,7 mil metros quadrados de espaço físico, alguns deles alugados.
Segundo o Planejamento, serão definidos períodos para realização de pedidos, evitando-se entregas diárias na mesma instituição, primando pelo planejamento e equilíbrio da operação logística. Isso será concretizado com o uso de tecnologia da informação, por meio de plataforma customizada que funcionará como uma loja virtual específica para o governo federal.
O fornecedor contratado prestará os serviços associados ao processo logístico de fornecimento de suprimentos de escritório, tais como armazenamento, separação e distribuição nas instituições. A proposta é fomentar o planejamento mensal dos órgãos e reduzir custos administrativos.
* Com informações do MPOG