Governo

Governo impõe corte de 32% nos preços da Oracle

A Secretaria de Governo Digital publicou nesta quinta, 15/7, a conclusão de mais uma atualização nos acordos corporativos com grandes fornecedores de tecnologia da informação. Segundo a SGD, o catálogo associado ao novo acordo com a Oracle implica na redução 32% nos preços. 

Os catálogos começaram a ser usados em 2019 a partir de negociações com os maiores fornecedores de produtos e serviços de TI junto ao governo federal. Na rodada de 2021, já foram negociados os preços com IBM, Red Hat e VMWare, que resultaram em cortes da ordem de 16%. Outras empresas que já passaram pelo mesmo processo nos últimos anos são Microsoft, Broadcom, Adobe e Qlik. 

Os catálogos devem ser obrigatoriamente usados como valor de referência nas licitações de TICs, a partir dos quais, espera-se, incidirão novos descontos nos pregões eletrônicos. A medida vale originalmente para órgãos do Executivo federal, mas os catálogos negociados pelo Ministério da Economia estão se espalhando para outros Poderes e esferas. 

Ainda neste julho, o ME anunciou adesão do Conselho Nacional de Justiça, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da prefeitura de Salvador. Juntaram-se ao Supremo Tribunal Federal, Câmara dos Deputados, os governos estaduais de Goiás e Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral mineiro e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul. 


Botão Voltar ao topo