Luciana Santos, MCTI: “Temos de ser produtores de IA. Não podemos ser apenas consumidores”
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está trabalhando com uma força-tarefa para garantir a entrega do plano nacional de inteligência artificial (IA) até junho, confirmou a ministra Luciana Santos, ao participar de uma live sobre o tema realizado pelos jornais O Globo, Valor e rádio CBN.
De acordo com Luciana Santos, a estratégia não será apenas um diagnóstico do país em termos de infraestrutura e capacidade instalada de rede. Há também o objetivo de estipular metas e previsões orçamentárias tendo em vista a realidade brasileira, de modo que sejam adotadas soluções soberanas de inteligência artificial.
“Infelizmente, somos hoje consumidores de soluções. Mas precisamos ser produtores porque precisamos ter autonomia”, assinalou a ministra. Segundo ainda Luciana Santos, o Brasil não tem como fugir do uso de IA em áreas estratégicas, entre elas, a agricultura.
E pontua: A IA tem de dialogar com a nova indústria brasileira. A corrida do MCTI tem razão de ser. O presidente Lula já disse que quer apresentar a política nacional de IA durante a abertura da Assembleia Geral da ONU, em setembro.