Ministro confirma adiamento da TV Digital em BH, Salvador, Fortaleza e SP
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, confirmou nesta quarta, 26/04, que o desligamento dos sinais analógicos de televisão será mesmo adiado em Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e no interior de São Paulo. A decisão foi tomada em reunião de 19/04 pelo grupo de implementação da digitalização, conforme o portal Convergência Digital antecipou.
“Vou acatar porque foi votado, foi aprovado e já transmiti aos dois setores, de radiodifusão e de comunicações, ao presidente da Anatel Juarez Quadros e à secretária [de radiodifusão] Vanda [Bonna]que estou de acordo e vou publicar”, disse o minsitro nesta quarta, depois de participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.
O adiamento foi um pedido da Seja Digital, empresa que distribui os kits de conversor e antena para famílias beneficiadas por programas sociais, uma vez que há atraso na entrega dos equipamentos, que são todos importados da China.
Com isso, o ‘apagão’ analógico em Salvador e Fortaleza será em setembro, enquanto em Belo Horizonte ele será empurrado para outubro – a data até então prevista era 26 de julho. Já nas cidades do interior do estado de São Paulo, que teriam desligamento em setembro, a data foi adiada para o fim de novembro.
Ao manter a decisão do Gired, o ministro Gilberto Kassab, rejeita o pleito feito pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL), que apresentou recurso ao Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV (GIRED) para a manutenção do cronograma original e de cobrança de dados mais efetivos da EAD – Entidade Administradora da Digitalização.