Mobile banking da CEF chega a 1 bilhão de transações
A plataforma de mobile banking da Caixa Econômica Federal (CEF) atingiu a marca de 1 bilhão de transações. Para o vice-presidente de Tecnologia da Informação da instituição, José Antônio Eirado, a marca valida a estratégia traçada pelo banco para seu processo de transformação digital.
“A transformação da CEF vem sendo implementada dentro de uma política global, criada em 2016”, lembrou. O primeiro ponto definido foi a montagem de uma estrutura organizacional que coordenasse este processo de maneira orgânica. De seu lado, a área comandada por Eirado vem se estruturando para dar suporte às iniciativas surgidas daí, seja com parcerias, seja com desenvolvimento interno.
O executivo reconhece que um dos grandes desafios enfrentados pelos bancos públicos é a convivência com o legado. “Hoje esta transformação não é só tecnológica, ela ocorre na cabeça das pessoas que estão dentro da companhia”, afirmou, lembrando que o banco se estruturou para isso.
É graças a esta estruturação que a instituição hoje adota o caminho de criar novos produtos digitais, gerar novas experiências de front end, melhorar a eficiência organizacional, criar competências digitais e melhorar o core do banco. “Neste caminho, temos nosso foco em três pontos: cultura, desenvolvimento ágil e negócios digitais.”
Essa definição tem resultado, por exemplo, no uso do big data, que hoje permite à CEF descobrir correlações entre pagamentos de boletos e negócios efetuados. “Além do big data, as principais tecnologias utilizadas nesse processo são mobile banking, open banking, analytics, cloud, inteligência artificial, blockchain e IoT”, revelou. Assista à entrevista com o VP de TI da Caixa, José Eirado.