O Brasil na vanguarda da mobilidade
Automóveis autônomos (73%), veículos elétricos híbridos (69%), veículos elétricos a bateria (62%), e mobilidade / car sharing (69%) são as principais tendências da indústria automotiva no Brasil até 2025. Esta foi a conclusão da Global Automotive Executive Survey (Pesquisa Global com Executivos da indústria automotiva, em tradução livre) – feita pela KPMG com executivos do setor automotivo.
“Em uma visão geral, podemos dizer que os executivos brasileiros se posicionam de maneira vanguardista frente às inovações tecnológicas. Eles também estão atentos às transformações no modelo de negócio que está permeando os próximos anos da indústria. Isso é facilmente percebido ao analisar o grande número de respostas positivas frente a temas como conectividade e digitalização (62%) e criação de valor através de big data (58%), por exemplo”, destaca o diretor da KPMG no Brasil para o setor automotivo, Ricardo Bacellar.
A visão do cliente
A KPMG também entrevistou 2.400 potenciais compradores para saber o que será importante para eles. O levantamento constatou que os futuros critérios de compra serão influenciados pela oferta de produtos e serviços como valor agregado (73%); que as empresas de tecnologia do Vale do Silício vão produzir seus próprios veículos (82%); e que as montadoras deverão oferecer recompensas financeiras pelo uso dos dados dos clientes (84%). A segurança e privacidade dos dados dos consumidores também estão entre as principais preocupações de quem comprará os futuros veículos (48%).
Carona pelo Waze
Praticamente o software padrão para GPS nos smartphones brasileiros, o Waze anunciou, durante o evento Google for Brasil, que o Waze Carpool chegará ao país em breve.
O Waze Carpool conecta usuários com rotas similares, analisando os seus endereços cadastrados, como casa e trabalho. Utilizando seus avançados recursos de mapeamento, ele combina parceiros de carona de uma mesma rede local de usuários. Além da praticidade, também há uma função socioambiental: minimizar a pegada de carbono e apoiar um futuro mais ecologicamente correto e com menos carros nas ruas.
Atualmente, o serviço está disponível apenas em Israel e em algumas áreas de São Francisco (EUA). O mercado brasileiro foi escolhido como próximo passo, pois o país tem se mostrado como um laboratório e uma porta de entrada para produtos e recursos inovadores.
Test-drive disponível na Amazon
A Nissan se uniu à Amazon no Japão para a promoção e o agendamento de test-drives do recém-lançado compacto Note e-Power. Interessados em conhecer o veículo equipado com um motor elétrico não precisam mais ir a uma revenda da marca. Basta solicitar gratuitamente pelo aplicativo da loja, que o veículo será levado até a sua casa.
O veículo chegará à casa do cliente em menos de uma hora e cada teste drive terá duração de 30 minutos. Os clientes serão acompanhados por um membro da equipe da Nissan durante a volta de conhecimento. Em um primeiro momento, a oferta será válida apenas para áreas selecionadas das cidades de Yokohama e Kawasaki.