Governo

Pronto, Plano de IoT será mostrado a ministros antes de seguir ao Planalto

O plano nacional da internet das coisas está pronto, mas a intenção do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes é apresentá-lo a colegas na Esplanada antes de encaminhar a política mais uma vez ao Palácio do Planalto.

“O Decreto de IoT passa por consulta a outros ministérios envolvidos”, afirmou nesta quarta, 3/4, o secretario de empreendedorismo e inovação do MCTIC, Paulo Alvim, durante o lançamento da Câmara da Indústria 4.0, que também vai se envolver com as medidas previstas para internet das coisas.

Sem mudanças na política elaborada nos últimos anos em dobradinha da pasta com o BNDES, o gesto é mais de alinhamento governamental do que de mérito. A leitura predominante do MCTIC é de que como o proposto Decreto sairá sem incluir medidas fiscais específicas, não há objeções à publicação.

Como defendeu o secretário de inovação, já existem ações em curso mesmo sem a publicação do Decreto, mas a política deve dar mais tranquilidade ao setor privado. “As iniciativas estão acontecendo. Mas o arranjo do marco legal vai acelerar e dar garantias de segurança jurídica para maior atuação das empresas. A presença do marco legal é fundamental.”


Botão Voltar ao topo