Recursos do leilão do 5G devem levar internet para 15 mil escolas

O conselheiro da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), Vicente Aquino, informou nesta terça-feira, 24/05, que os recursos gerados com o leilão da tecnologia 5G devem garantir a implantação de internet em 15 mil escolas públicas.

As velocidades mínimas exigidas nos projetos estão definidas também: 50 Mbps de conexão para escolas até 199 alunos, 100 Mbps até 499 alunos e pelo menos 200 Mbps acima disso.Por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), o edital do leilão já previa que parte das empresas vencedoras deveria implementar internet nas escolas públicas. Ao todo, foram gerados no leilão R$ 3,1 bilhões para essa finalidade. O valor, no entanto, foi menos da metade previsto pela Anatel e pelo governo federal, R$ 7,6 bilhões.

Vicente Aquino revelou ainda que um projeto-piloto, com cerca de 10 a 20 escolas, deve ser iniciado no segundo semestre. Isso se o Conselho Diretor da agência aprovar as diretrizes e o próprio projeto-piloto sugerido pelo Gape.De acordo com dados do grupo, existem cerca de 138.803 escolas públicas no país. Dessas, 108.140 são municipais (25,5% sem internet), 29.967 estaduais (8% sem internet) e 696 federais (1,6% sem internet).

As unidades municipais e estaduais são o foco do programa. Dessas 88% das escolas sem internet estão localizadas nas regiões Norte (11.088) e Nordeste (15.212). Os números apontam, ainda, para as deficiências registradas nas unidades. Cerca de 18% (19.472) das escolas com internet não possuem banda larga; 57% (50.723) das escolas com banda larga não possuem laboratório de informática e 67% (92.692) do total de escolas não possuem laboratório de informática.

*Com agência de noticias


Botão Voltar ao topo