RNP escolhe empresa de Manaus para instalar fibra ótica no Rio Amazonas
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa anunciou nesta segunda, 24/5, que escolheu a empresa Comércio e Navegação Prates, de Manaus (AM), para ser a responsável pela instalação de 770 km de fibras ópticas ao longo do Rio Amazonas entre Macapá (AP) e Santarém (PA).
Segundo a RNP, a Navegação Prates bateu outros três concorrentes e “foi aprovada nos requisitos técnicos e documentais e apresentou a melhor proposta comercial”. A RNP estimava a tarefa em R$ 10,6 milhões, mas não divulgou o valor da proposta vencedora.
Como resultado, a empresa será a responsável pelo lançamento de um cabo subaquático de 770 km na chamada infovia 00 do programa Norte Conectado, que vai conectar as cidades de Macapá/AP – Almeirim/PA – Monte Alegre/PA – Alenquer/PA e Santarém/PA. Após lançado, o cabo permitirá a interligação das cidades a velocidade 100 Gb/s.
A fibra, já comprada junto à Prysmian, é fornecida pela RNP. Mas além do lançamento da Infovia 00, a contratação inclui uma embarcação preparada para acomodar dois cestos de cabos ópticos submarinos, equipamentos para o lançamento controlado do cabo, materiais, instalações para acomodação de pessoal, realização de medições e emendas e pessoal, necessários para a realização do serviço de lançamento de quatro segmentos de cabos.
A Infovia 00 representa um dos 10 segmentos do projeto de conectar cidades amazônicas com fibras instaladas no leito dos rios. A infraestrutura associada – que inclui os equipamentos DWDM para iluminar as fibras – será transferida à iniciativa privada, a quem caberá assumir os cerca de R$ 4 milhões anuais de manutenção e garantir, sem custo, pelo menos um par de fibra acesa para o Poder Público. A ideia é usar um modelo de operador neutro para gestão dessa rede. Esse operador está em processo de escolha pelo Ministério das Comunicações.