Sem sistema de TI, Rio Grande do Sul suspende emissão de carteiras de identidade
Em meio ao caos provocado pela forte chuva no Rio Grande do Sul – e com a perda de bens materiais e de documentos de boa parte da população do Estado – o sistema de Instituto-Geral de Perícias (IGP), órgão responsável pela emissão de carteiras de identidade – está com os serviços suspensos por tempo indeterminado. A rede está fora do ar o dia 06 de maio, devido ao desligamento temporário do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul (Procergs).
Os serviços informatizados foram interrompidos, impactando diretamente a operação dos postos de todo o Estado. O sistema de agendamento para confecção de novas identidades também está inacessível, aqueles que já estavam marcados foram cancelados.
Em Porto Alegre, somente os postos de identificação da Azenha e Shopping João Pessoa estão abertos. No entanto, o serviço só está disponível para entrega dos documentos já prontos. Em nota publicada nas redes sociais, o IGP alega estar trabalhando para restaurar os serviços o mais breve possível e que assim que o serviço estiver ativo, realizará mutirões para a emissão de carteiras de identidade de forma gratuita.