Serpro abre consulta de contratação de solução para prova de vida digital
O Serpro vai abrir uma consulta pública eletrônica com o objetivo validar com o mercado as especificações técnicas e condições contratuais para futura compra de “Solução de Prova de Vivacidade e Consultoria sob demanda”.
Como explica a estatal, essa solução de prova de vida tem objetivo de evitar fraudes através de utilização de faces em fotos, vídeos, emuladores e câmeras virtuais. A consulta pode ser acessada a partir deste link. Considerações, críticas e sugestões devem ser enviadas pelo email [email protected], entre os dias 13/6 e 30/6.
Segundo o Serpro, a solução deve identificar tentativas de fraude, gerando os logs correspondentes, de modo a apoiar a aplicação de regras de segurança para o tratamento deste tipo de ocorrência. Para tal, deve adotar tecnologia que assegure que a biometria foi capturada de um ser humano, impedindo a utilização de fotografias estáticas, máscaras, vídeos, emuladores, câmeras virtuais ou qualquer método que permita o uso de informação sem confirmação da vivacidade no momento da captura da informação biométrica.
Ainda segundo o Serpro, a solução deve fazer a detecção de vivacidade de forma passiva, sem a necessidade de o usuário responder a uma prova, como piscar os olhos ou mover o rosto. Deve ser compatível com câmeras de smartphones, no mínimo iOS 11 e Android versão 6. E ser compatível com câmeras webcam e também com os navegadores nas suas 2 (duas) versões mais recentes (versões desktop e mobile): Chrome, Firefox, Edge e Safari.
Também de acordo com os termos previstos pela estatal, a solução de prova de vida deverá permitir a integração entre as soluções do Serpro que necessitem fazer esse tipo de validação. A camada de integração deve disponibilizar interfaces de comunicação via sdk, sendo que as integrações devem ser fornecidas como serviços, utilizando obrigatoriamente protocolos padrões de mercado (ex. RESTFull, gRPC), e armazenamento de imagens na plataforma Ceph.