TV Digital: Governo vai adiar transição no interior de São Paulo para 2018

Como temido por quem acompanha a transição digital, as principais regiões do interior de São Paulo terão adiadas as datas para desligamento dos sinais analógicos de televisão. Nenhuma das regiões de Santos, Campinas, Ribeirão Preto, France e Vale do Paraíba estão em nível satisfatório de preparação e, por isso, o calendário será esticado. 

O pior cenário é em Franca e Ribeirão Preto. Lá, a mais recente rodada de pesquisa indicou que apenas 80% e 84% dos lares, respectivamente, estão aptos a assistir TV somente por meio dos sinais digitais. No caso de ambas, o grupo de implementação da digitalização, que reúne governo, Anatel, operadoras móveis e emissoras de televisão, decidiu deixar indicada a data de 31/1/2018, mas serão feitas novos levantamentos antes de uma decisão final. 

Nas demais regiões, a decisão foi por adotar a mesma tática já empregada em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por exemplo. Ou seja, formalmente fica mantida a data de ‘apagão’ analógico para este 29/11, mas na prática as emissoras comerciais poderão fazer o desligamento dos sinais mais à frente. 

Em Santos, onde a pesquisa do Ibope mediu 89% de domicílios prontos, a decisão foi levar o processo até 20/12. Em Campinas e no Vale do Paraíba, ambas com 88% de lares aptos a receberem sinais digitais, o ‘apagão’ definitivo será em 17/1/2018. Pelas regras da transição digital, os municípios podem ficar sem sinais analógicos de TV caso 93% dos domicílios estejam prontos a receber apenas sinais digitais (aceitando-se 90% por conta da margem de erro). 


Botão Voltar ao topo