Google se une às teles para enfrentar OTTs
Sem abrir mão dos seus aplicativos de mensagens instantâneas, o Google acena para as operadoras móveis com uma solução capaz de transformar o SMS em um serviço mais rentável depois da explosão das OTTs, leia-se WhatsApp e Facebook Messenger.
Trata-se do Google RCS, uma solução de mensageria multimídia, que já está em uso em 58 operadoras no mundo. No Brasil, a ferramenta deverá ser lançada em breve, como conta o executivo de negócios para SMS para a América Latina, Silvio Pegado, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 17ª edição do Rio Wireless, realizada nesta terça-feira, 30/05, no Rio de Janeiro.
Pegado explica que a marca Google – pela primeira vez – não aparecerá no negócio. “O Google RCS é uma solução white label mesmo. Será um produto das teles. Nos ajuda, porque massifica o Android”, explica o especialista. A ideia é valorizar o SMS, que se perdeu a força entre os consumidores finais, é rentável no segmento corporativo.
“Será possível ter chatbots com a nossa solução”. A ideia não é nova e não deu certo numa primeira tentativa. “A tecnologia evoluiu muito”, diz Silvio Pegado. A solução tem como pilar o uso da computação em nuvem e terá também a Apple como uma das integrantes. Assistam à entrevista.