O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 20/12 e 07/01. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2026!

Internet

Câmara discute jogo Baleia Azul com Polícia Federal, Facebook e Google

Em tempos de memes, a Câmara dos Deputados aderiu ao criado pelo jogo chamado de Baleia Azul. A primeira das audiências públicas sobre o assunto será na terça, 9/5, na Comissão de Ciência e Tecnologia. São esperadas presenças da Polícia Federal, Facebooke e Google. E adicionados convites à Organização Mundial de Saúde, ao Centro de Valorização da Vida e ao Conselho Federal de Psicologia. 

Certamente haverá outras audiências. Requerimentos no mesmo sentido estão nas comissões de Seguridade Social e Família e de Segurança Pública. E nesta quarta, 3/5, foi retirado de pauta, mas pode voltar a ser discutido um requerimento na própria CCT para que seja realizada uma audiência conjunta com essas duas comissões, além da comissão de Legislação Participativa.

O assunto também já está previsto em projetos de lei. Dois deles mencionam diretamente o ‘Baleia Azul’, mas há também pelo menos uma terceira proposta de aumento de pena para a incitação ao suicídio quando realizada pela internet. E ainda dois requerimentos que tratam de providências da PF sobre o jogo – para exigir a prisão dos responsáveis e para cobrar o que já foi feito sobre o assunto.

Botão Voltar ao topo