Compra pelo celular predomina em todas as faixas etárias no Brasil e AL
Nove em cada 10 consumidores ‘millennials’ da América Latina fizeram compras pelo celular, hábito que também é forte entre a Geração X (64%) e mesmo Baby Boomers (54%).
Os dados são da 14ª edição do Estudo Global do Consumidor que também reporta que 84% dos consumidores da região demonstraram preferência em receber os pedidos em casa, ao invés de retirá-los na loja ou em outro local de coleta.
O estudo inédito da Zebra Technologies entrevistou 5.100 consumidores e varejistas, entre eles tomadores de decisão e trabalhadores da linha de frente, em 14 países, incluindo o Brasil.
Mesmo que a compra seja feita presencialmente, 50% dos consumidores verificam os preços dos produtos na internet antes de sair de casa, sendo que 66% dos clientes afirmam que é mais rápido buscar informações sobre os produtos que desejam no celular do que esperar a ajuda de um vendedor.
Ainda assim, 59% dos consumidores latino-americanos irão voltar a comprar em lojas físicas com a diminuição da pandemia. Globalmente, 73% desejam fazer a compra e sair rapidamente do ponto de venda, já que 65% ainda demonstram receio de ter contato prolongado com outras pessoas.
No entanto, para 70% dos entrevistados, o principal desafio dos pontos de venda é a falta de disponibilidade de produtos. Apenas na América Latina, 82% das pessoas que visitaram uma loja saíram do local sem o que procuravam por falta de estoque – um crescimento de oito pontos em relação ao ano passado, mostrando que a gestão de estoques continua sendo um desafio para as empresas.