Conselho do FUST aprova R$ 75 milhões para internet em escolas
Serão atendidas 1.396 escolas no Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Bahia, Maranhão e Paraíba.
O Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) aprovou a seleção de 1.396 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste para receberem o investimento de R$ 75 milhões para a implantação de estrutura de conectividade para inclusão digital.
A iniciativa também faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), uma parceria dos Ministérios das Comunicações e da Educação para viabilizar acesso à internet de qualidade, em alta velocidade e com Wi-Fi, para todas as 138 mil escolas públicas de ensino básico até 2026.
O recurso é oriundo da arrecadação do Fust e foi repassado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização de projetos voltados à conexão em escolas que não possuem acesso à internet ou acesso inadequado para fins pedagógicos.
Aprovada a lista de instituições contempladas e as diretrizes técnicas para a conexão digital nas escolas, o próximo passo será a divulgação de um edital para a seleção das empresas ou prestadoras de serviços em telecomunicações que serão responsáveis pela instalação e operacionalização da infraestrutura digital.
Serão atendidas escolas no Acre (76), Amazonas (450), Amapá (2), Pará (527), Bahia (59), Maranhão (99) e Paraíba (183).