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Facebook vai doar R$ 22 milhões para jornais que perderam receita com online

O Facebook vai doar cerca de R$ 22 milhões (4,5 milhões de libras) para treinar jornalistas no primeiro movimento do tipo, começando pelo Reino Unido, de forma a apoiar comunidades que perderam jornais e repórteres locais, em grande medida por conta das receitas com publicidade terem migrado para plataformas digitais, especialmente a própria rede social americana.

Em anúncio nesta segunda, 19/11, o Facebook apontou que tem um papel na forma em como as pessoas consomem notícias atualmente e prometeu apoiar publicações locais. A experiência no Reino Unido implica no pagamento a 80 novos repórteres trainees para editoras regionais inglesas – Newsquest, JPIMedia, Reach, Archant e Midland News Association – sob a supervisão do Conselho Nacional para a Formação de Jornalistas britânico.

O movimento do Facebook se dá três dias depois da JPIMedia, grupo escocês responsável por cerca de 200 jornais no Reino Unido, avisar que entrou em recuperação judicial, com dívidas superiores a 220 milhões de libras – cerca de R$ 1 bilhão. A empresa apontou dificuldades com a concorrência da internet, expressamente o Facebook, pela queda nas receitas com publidade.

Segundo a imprensa britânica, pelo menos 228 jornais locais foram fechados no país entre 2005 e 2007 – boa parta deles de propriedade dos grupos que agora estarão envolvidos no financiamento prometido pelo Facebook. A exemplo da JPIMedia, esses grupos também apontam para a queda de receitas por conta da migração dos leitores para plataformas online e ‘intermediários’ como a rede social e o Google.

Segundo o Facebook, o projeto no Reino Unido será um piloto com previsão de duração de dois anos. A rede social informou que não vai passar a produzir conteúdo próprio – e a ideia, assim, é que os jornalistas financiados pelo Facebook produzam para os grupos jornalísticos conteúdo que será replicado na plataforma.


* Com informações da Reuters

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