Inseguro, brasileiro compra menos pela internet que demais latinos
Uma pesquisa sobre meios de pagamento na América Latina indica que os brasileiros dominam o meio online para fazer compras – porém ainda não se sentem tão seguros quanto os demais habitantes da região para confiar no ambiente online como um dos principais meios para realizar esse tipo de atividade.
De acordo com a pesquisa, o Brasil lidera em número de consumidores que já compraram online pelo menos uma vez (94,6%). Em seguida, aparecem o Chile (93,5%), Argentina (91,6%), Colômbia e México (90,9% e 90,8%, respectivamente).
Contudo, a frequência de compras varia bastante entre os países: enquanto a maioria dos consumidores nos demais países compra online uma vez por mês, grande parte dos brasileiros consome de maneira mais esparsa: uma vez a cada três meses.
Segundo a pesquisa, realizada pela Minsait, empresa de consultoria da Indra, essa diferença pode ser explicada pelo nível de segurança observado na hora de efetuar compras online. Ou seja, a frequência menor estaria relacionada ainda a desconfianças com o ambiente online.
A Argentina lidera em segurança, com 78,7% dos consumidores que se declaram totalmente ou bastante seguros, seguida pelo Chile (73,2%), México (68,6%) e Colômbia (66,8%). O Brasil aparece em penúltimo lugar, com 62,7% dos consumidores se sentindo bastante seguros – índice apenas superior ao dos peruanos, de 56,4%.