Internet no Brasil está longe de ser um ambiente saudável
Está faltando senso crítico ao internauta no Brasil, adverte o ciberevangelista Anchises Morais. Segundo ele, a internet não é um ambiente saudável e o olhar crítico é obrigatório. “Nem tudo que se diz na Internet é verdade. Não se pode confiar em tudo que se vê. Não se pode clicar em tudo que se coloca como ‘clicável’. São hábitos que precisam ser incorporados. Nós fazemos isso na nossa vida pessoal. Não há dois mundos”, sustenta Morais, que participou da 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), realizada pelo CAIS/RNP, no dia 13 de março, no Rio de Janeiro.
À CDTV, do portal Convergência Digital, o ciberevangelista adverte: o surto do Coronavírus já está sendo explorado pelos cibercriminosos, assim como, as redes sociais. “Antes de clicar em qualquer link, por favor, pense duas, três vezes. Não clique por clicar. O risco é grande. Não seja ingênuo. Não existem dois mundos: o real e o virtual. É tudo um mundo só”, afirma Anchises Morais.
O ciberevangelista Anchises Morais diz que está faltando senso crítico ao internauta no Brasil. “A internet não é um ambiente saudável e não é. O olhar crítico é obrigatório. É preciso um passo atrás. Nem tudo que se diz na Internet é verdade. Não confiar em tudo que vê, pensar duas vezes antes de clicar são hábitos que precisam ser incorporados. Os cibercriminosos usam essa fraqueza nossa”, observa Morais, que participou da DISI 2020.
O surto do Coronavírus já está sendo explorado pelos cibercriminosos com notícias falsas para fazer o internauta clicar em um link falso para roubo de dados, pontua Anchises Morais. Os cuidados na Internet são muito parecidos com os nossos no mundo real e têm de ser assim porque não existem dois mundos é tudo um mundo só.
As redes sociais, adverte o ciberevangelista, são um grande disseminador de fake news. ‘antes de clicar em um link pense duas, três vezes. Não passe por passar. Tome cuidados. Antes de compartilhar tente ver se a informação é verdadeira”, observa. Assistam a entrevista com o cibervangelista Anchises Morais.