Para Netflix, velocidade média da internet no Brasil vai de 2 a 3 Mbps
A Netflix voltou a divulgar seu ranking de provedores de conexão com base na velocidade média dos acessos de seus assinantes no Brasil, estimados em mais de 6 milhões. A julgar pelos números da empresa de vídeo por demanda, a velocidade média no país não passa dos 3,2 Mbps.
É metade do que indica levantamento semelhante feito pela Akamai, e que no trimestre terminado em dezembro de 2016 apontou 6,39 Mbps como a média brasileira.
Ainda assim, os números da Netflix compreendem quase uma em cada quatro (22%) das conexões em banda larga fixa do Brasil. Vale lembrar, ainda, que dos 27,1 milhões de acessos fixos à internet medidos em março deste ano (mesmo período do ranking em questão), a grande maioria (55,7%) são ainda sobre os fios de cobre (xDSL). Os acessos por cabo são 31,8% e por fibra apenas 7,2% do total.
No caso da medição da Netflix em março se destacam as conexões por fibra da Tim (Live Tim), com 3,27 Mbps; seguidas pelo cabo da Net (Net Virtua), com 3,15 Mbps; e pelo acesso em fibra da Vivo (Vivo Fibra), 3 Mbps. As conexões da Algar, média de 2,43 Mbps; da Oi e da Vivo, ambas em xDSL e ambas de 2,11 Mbps completam o ranking.