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Proteste: Facebook deve compensar os consumidores por uso indevido de dados

A Proteste, Associação de Consumidores, em conjunto com as outras organizações que integram a Euroconsumers (a saber: Proteste no Brasil, Test-Achats na Bélgica, OCU na Espanha, Altroconsumo, na Itália e Deco Proteste em Portugal), se reunirá, nesta quarta-feira, 11 de abril, em Bruxelas, com a direção do Facebook para discutir o recente escândalo de utilização indevida de dados e obter compromissos claros em favor dos consumidores.

As entidades questionam a rede social sobre como ela compensaria os consumidores pelo uso indevido de seus dados, reembolsando-os pelo valor econômico obtido com exploração indevida destes. A Euroconsumers, revela a Proteste, passará uma mensagem clara para o Facebook: os dados que eles utilizam pertencem aos consumidores e apenas aos consumidores.

No comunicado, a Proteste reforça que as entidades de defesa dos consumidores não vão admitir que o caso Cambridge Analytica seja tratado como um problema isolado. Isso porque os dados tornaram-se um recurso essencial para o crescimento econômico, a criação de empregos e o progresso da sociedade. Mas a exploração de big data não deve, afirmam as entidades, se contrapor a uma proteção adequada da privacidade dos consumidores.

No comunicado, as associações enfatizam que “está mais que na hora de parar de assistir o futuro por meio de um espelho retrovisor. É hora de encontrar soluções estruturais reais, aproveitando os benefícios das evoluções tecnológicas para todo o ecossistema. Como Organizações de Consumidores representando um Movimento Consumerista já bastante maduro, estamos prontos para unir forças com agentes de mercado responsáveis ​​para, juntos,  promovermos as condições para um desenvolvimento econômico social estável, com base em uma nova cadeia de valor digital. Cabe ao Facebook escolher o seu lado nessa discussão”.


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