TIM negocia mais de 20 parcerias para expandir rede de fibra ótica
Até o final deste ano, a TIM planeja assinar contratos com mais de 20 parceiras – que já têm acordos para não revelar o acerto ao mercado – para expandir a infraestrutura de fibra ótica no País e dar mais consistência ainda ao TIM Live, que registrou um crescimento de 30% ao ano, mas o que significa ainda algo em torno de 3% a 4% da receita total. “Tem muito por crescer. Queremos os parceiros certos porque falta infraestrutura no Brasil”, afirmou o CFO da TIM Brasil, Adrian Calaza, durante teleconferência de resultados do primeiro trimestre, realizada nesta quarta-feira, 06/05.
O modelo da TIM não seguirá os passos das rivais Oi e Vivo, que adotaram as franquias para crescer a rede ótica nem vai usar a infraestrutura dos provedores Internet. “Sabemos que há muitos ISPs no País, mas a abordagem deles é diferentes da nossa. Não quero dizer que é melhor ou pior, mas ficamos mais confortáveis em crescer no ‘greenfield’, ou seja nos projetos ainda não iniciados porque há muitas oportunidades em ultra banda larga”, acrescentou.
Segundo ainda a TIM, a expansão do FTTH – que levará o serviço de ultra banda larga à casa do cliente – precisa ser consistente para dar a qualidade de serviço desejada. E numa ação até fora da estratégia da TIM -que sempre defendeu o compartilhamento de infraestrutura- esse projeto terá, no estágio inicial, a exigência de exclusividade. O período ainda não foi definido. “Temos de ter certeza que não haverá uso de capacidade por terceiros no começo, mas depois vamos abrir”, garantiu Calaza. Os valores a serem investidos na iniciativa não foram revelados.