Vandalismo com fibra óptica causa caos e deixa várias cidades sem internet na França
Um crime inédito está deixando várias cidades da França sem acesso à Internet nesta quarta-feira, 27/04. O grupo de telecomunicações Free anunciou que teve fibras ópticas subterrâneas cortadas propositalmente. Além dos clientes da operadora, o incidente prejudicou outras rivais como a SFR. Já as teles Bouygues Telecom e Orange disseram não terem sido afetadas.
O ministério da Economia da França admitiu o ataque e reportou que os cabos ópticos subterrâneos foram cortados em Fresnes-en-Woëvre (Meuse), Meaux e Souppes-sur-Loing (Seine-et-Marne) e Le Coudray-Montceaux (Essonne). Essas redes fornecem as conexões de Internet de longa distância Paris-Lille, Paris-Estrasburgo e Paris-Lyon. O Grupo Free diz que foi ‘alvo de vários atos maliciosos’, nessas cidades e também em Reims e Graveline.
Especialistas sustentam que os cortes foram coordenados e que nunca houve uma ação dessa na França. “Esse tipo de incidente nessa escala nunca acontece”, disse uma fonte de segurança à AFP sob condição de anonimato. “É a primeira vez e não sabemos quem são os responsáveis”, adicionou.
*Com agências internacionais