Mercado

Brasscom indica que metade das empresas de TI sofre com inadimplência de clientes

Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Brasscom, mostra que 50% das empresas sofrem impacto moderado ou muito alto da inadimplência dos clientes – enquanto outras 43% indicaram que houve impacto, mas ainda baixo. 

A pesquisa, realizada entre os associados da entidade e encerrada em 16/4, indica que ainda assim há alguma folga de caixa para manter os compromissos assumidos por pelo menos três meses pela maior parte (75,8%) das empresas entrevistadas.  

Até por isso, a grande maioria delas não têm intenções de demitir por conta dos efeitos da pandemia de coronavírus – apenas 3,45%  indicaram essa possibilidade – enquanto 41,3% não têm planos de demitir e outros 10,3%, ao contrário, programa novas contratações. 

Mesmo assim, é sensível a simpatia por mecanismos facilitados por conta da pandemia, especialmente a redução de jornada e salários, o gerenciamento das férias, a suspensão dos contratos, banco de horas, licenças sem remuneração e redução de benefícios como vales refeição e transporte. 

No caso do setor de TI, porém, é especialmente significativa a adesão a ferramentas de trabalho remoto. Nada menos que 44,8% das empresas indicaram 100% dos empregados em teletrabalho, enquanto em outras 48,2% esse regime alcança mais de 75% dos funcionários. 


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