Mercado

Dólar e pandemia derrubam venda de impressoras em 41% no Brasil

Depois de um primeiro trimestre com alta de 4,1%, o mercado de impressoras voltou a cair. De abril a junho foram vendidas 386.194 impressoras, recuo de 41,2% em relação ao mesmo período do ano passado, e de 41,4% em relação aos três primeiros meses de 2020. Os dados são da IDC Brasil. 

“Mais de 40% de queda é um índice importante, reflexo da alta do dólar e dos fortes impactos diretos e indiretos causados pela crise do coronavírus, como o isolamento social, especialmente sobre lojas físicas, que são canais muito relevantes para o segmento de varejo”, aponta a consultoria. 

Segundo o estudo da IDC Brasil, as impressoras tanque de tinta custaram, em média, US$ 231,34, e as máquinas a laser US$ 552,86, respectivamente, 4% e 21% a mais do que nos três primeiros meses do ano. A receita do 2 º tri foi de US$ 96.3 milhões. 

No segmento corporativo, a migração para o home-office reduziu dramaticamente o número de colaboradores nos escritórios, assim como o volume mensal de impressão nas empresas e as vendas de equipamentos para esse segmento, tanto no setor privado quanto público. 

Do total de unidades vendidas no 2º trimestre de 2020, 321.694 foram impressoras com tanque de tinta, 63.831 foram a laser e 669 foram impressoras matriciais. A menor queda (30,6% ano a ano e 42,3% em relação ao 1º trimestre) foi entre os modelos tanque de tinta, comprovando a preferência que já vem sendo observada por essa categoria, tanto por microempresas (de 1-9 funcionários) como por pequenas empresas (de 10-99 funcionários) e no varejo. 


As vendas no setor corporativo representaram 33% do mercado de impressoras no segundo trimestre de 2020, com 126.758 unidades. No varejo, as vendas representaram 67%, com 259.436 impressoras. 

A projeção para o terceiro trimestre é de lenta recuperação. No setor corporativo, o fôlego deverá vir do retorno das atividades nos escritórios e da abertura do comércio e também de projetos que foram postergados ou congelados no primeiro semestre do ano e voltam à pauta das empresas públicas e privadas. No varejo, após um início de ano aquecido com demandas de volta às aulas e home office, a expectativa para o restante de 2020 é de desafios e leve retomada no último trimestre. Para 2020, estima-se retração de 16,2%.

Botão Voltar ao topo