CarreiraInovaçãoMercado

Estimule a curiosidade dos jovens e conquiste novos talentos em TI

Sensibilizar os jovens é uma missão em áreas de alta demanda como é a cibersegurança, afirma o líder do Cisco Networking Academy no Brasil, Gabriel Bello Barros. A Cisco já formou quase 1 milhão de jovens no país.

Especial Cisco Brasil

Os jovens buscam mais os cursos de TI para adquirir habilidades e melhorar suas performances em trabalhos atuais, mesmo que não ligados necessariamente à tecnologia, observa o líder do Cisco Networking Academy no Brasil, Gabriel Bello Barros. O programa, que é o maior de responsabilidade social da Cisco, foi lançado há 26 anos e já formou quase 1 milhão de alunos no país, muito com a colaboração de instituições parceiras.

Rodando há dez ciclos, o programa de CiberEducação fomenta a sensibilização dos alunos em cibersegurança, e a formação profissionalizante desses alunos. “Nesses cinco anos de programa, a gente já formou mais de 7 mil jovens; novos talentos em cibersegurança, e a gente já impactou mais de 230 mil brasileiros. Então, tem a questão da formação profissionalizante, mas também tem a questão da sensibilização com relação à cibersegurança, que é muito importante”, enfatizou Gabriel Bello Barros.

O especialista observa que os jovens têm cada vez mais interesse em utilizar as tecnologias digitais, mas nem a necessidade de usar a tecnologia se reflete em um desejo de entrar no mercado de tecnologia. “A gente tenta cada vez mais estimular a curiosidade desse aluno, dessa aluna em direção ao mercado de tecnologia, que é um mercado que obviamente tem muita demanda, mas também tem uma alta rentabilidade”, assinalou.

A primeira academia fluvial itinerante, lançada em parceria com o Senac, é mais um dos projetos da Cisco. A iniciativa tem sido relevante não apenas para levar conectividade ao Amazonas, mas fomenta o desenvolvimento social e econômico pelas localidades por onde passa. Barros contou que a academia fluvial itinerante já saiu de Manaus e oferece não só cursos de tecnologia do Cisco Networking Academy, como também para culinária, cabeleireiro e outros.

Confira dois programas da Cisco que estão com inscrições abertas:


CiberEducação https://www.cisco.com/c/m/pt_br/brasil-digital-e-inclusivo/cibereducacao.html

Women of Rock IT https://www.writciscobrasil.com.br/

Assista a íntegra da entrevista com o líder do Cisco Networking Academy no Brasil, Gabriel Bello Barros

Botão Voltar ao topo