Governo Trump bloqueia venda de fabricante de chips para fundo chinês
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, bloqueou a compra da fabricante americana de microchips Lattice Semiconductor pelo Canyon Bridge Capital Partners’, um fundo de investimentos sediado na Califórnia, mas com capital 99% chinês.
O negócio, de US$ 1,3 bilhão, ou mais de R$ 4 bilhões, foi anunciado há dez meses e torcia primeiro por um posicionamento favorável do Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA (CFIUS), que tem poder de revisão sobre transações internacionais com potenciais implicações em “segurança nacional”.
A empresa sustentou que atua com uma classe específica e de relativamente menor tecnologia de chips reprogramáveis e que está fora do mercado de defesa há vários anos. Mas o comitê se posicionou contrário ao negócio. Em uma última tentativa, a Lattice apelou por uma revisão presidencial, igualmente sem sucesso. A Ordem Executiva assinada por Donald Trump determina que a Lattice Semiconductor e o Canyon Bridge “tomem todos os passos necessários para completa e permanentemente abandonar a transação proposta”, tendo para isso o prazo de 30 dias.
* Com informações da Reuters