Governo usa robôs para responder perguntas pelo Whatsapp
Os chatbots LIA, para o sistema de compras públicas Comprasnet; ISIS, de repasses federais; e DIVA, para diárias e passagens de servidores, agora também respondem a questionamentos por meio do Whatsapp.
“O foco principal são servidores públicos, mas qualquer cidadão poderá utilizar o canal de atendimento. A medida é inédita no setor público e a estimativa de economia com a adoção da nova tecnologia é de R$ 260 mil por ano”, indica a secretaria de gestão do Ministério da Economia.
Segundo destaca o secretário Cristiano Heckert, o Brasil é o país com o maior número de usuários de whatsApp, 19,91%. “O WhatsApp é barato, conveniente, acessível na palma da mão e se tornou um instrumento de trabalho”.
Segundo a secretaria, a primeira assistente virtual criada foi a LIA e, dois meses depois, a ISIS. A economia resultante dessas ferramentas é de aproximadamente 50% em relação ao atendimento humano. De março a outubro de 2019 foram realizados 26.524 chamados, com redução aproximada de R$ 92 mil.
A nova robô DIVA dará assistência aos usuários em relação a questionamentos sobre diárias e passagens em deslocamentos a serviço. Antes dessas ferramentas, os atendimentos eram realizados por telefone ou pelo Portal de Serviços do Governo Federal.