Mercado

HPE: crescimento acima do mercado só acontece se a economia melhorar

A Hewlett Packard Enterprise projeta um aumento tímido de faturamento para a subsidiaria brasileira neste ano. Em encontro com jornalistas nesta terça-feira 04/04, Ricardo Brognoli, presidente da empresa, não deu projeções de porcentual, mas ressaltou que espera que a companhia cresça acima da projeção estimada para o mercado brasileiro de TI. “Nossa projeção é sempre crescer acima do estimado pela IDC. Queremos honrar isto, mas a economia precisa melhorar”, disse Brognoli.

No início de 2017, a IDC Brasil divulgou previsão de crescimento de 5,7% para o segmento de TI e de 0,4% para o de telecom. A estimativa para o mercado total de tecnologia da informação e telecomunicações foi de aumento de 2,5% neste ano em relação a 2016, puxado principalmente pela retomada de projetos de TIC, troca de equipamentos depreciados, maior venda de smartphones e linhas 4G. O porcentual é semelhante aos 2,6% estimados para 2016. Ainda não se sabe se o País de fato alcançou este crescimento, já que o estudo com o resultado final deve sair somente em maio.

De acordo com Ricardo Brognoli, o crescimento da HPE deve ser puxado pela contratação de produtos e serviços para levar as companhias à transformação digital. Contudo, o executivo não deu dados sobre o tamanho em potencial do mercado a ser explorado. Com relação ao estágio que as empresas brasileiras se encontram hoje nesta jornada, Brognoli afirmou isto depende de cada segmento. “A indústria de mídia já passou por transformação enorme. O setor bancário é forte e está se transformando. Ainda tem muita indústria buscando como levar mobilidade”, disse.

Dentro da nova estrutura, após a separação da HP e do spin-off da unidade de serviços (que se fundiu com a CSC, criando a DXC), a América Latina sai fortalecida, destacou Brognoli para a imprensa. A nova HPE (ler reportagem anterior) está dividida em quatro regiões: América Latina, América do Norte (Estados Unidos e Canadá), EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e Ásia-Pacífico. Antes, a AL respondia para o líder da região Américas e somente então para a CEO.

A companhia não revela faturamento por região e nem números, tais como o total de funcionários da HPE. Ricardo Brognoli revelou apenas que 75% das vendas no Brasil são feitas por meio ou com a participação de canais. Os 25% restantes são principalmente contratos globais ou para grandes companhias.


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