Mercado

IBGE: Sem FGTS, vendas de informática e comunicação despencam

As vendas no comércio voltaram a cair em julho (-0,5%), no terceiro resultado negativo consecutivo em que acumula recuo de 2,3%, intensificando a retração segundo indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O acumulado dos sete primeiros meses é positivo em 2,3%, mas sustentado somente pelas vendas de supermercados (alimentos), combustíveis e remédios.

No mais o cenário negativo se deve muito à comparação com o ano passado por conta do impulso dado ao varejo pela liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ou, nas palavras do IBGE, “vale destacar a influência da base de comparação elevada, considerando a liberação de recursos do FGTS, ocorrida entre março e julho de 2017”.

Um dos segmentos que mais sentiu essa diferença foi exatamente o de material de escritório, informática e comunicação, que mostrou queda de 4,3 % em relação a julho de 2017, terceiro recuo seguido. “Com isso, o acumulado nos últimos doze meses (-3,3%) intensifica o ritmo de queda nas vendas em relação a junho (-2,2%), sinalizando perda de ritmo”, avalia o IBGE.

Em relação a junho, esse segmento de informática & comunicação apresentou recuo de 2,7%. E na avaliação sobre julho de 2017, onde o FGTS influencia a comparação, o recuo foi ainda mais significativo, com queda de 4,3% nas vendas desse setor. Segundo o IBGE, as vendas de informática e comunicação estão 28 pontos abaixo de seu pico, registrado em janeiro de 2015.


Botão Voltar ao topo