Magazine Luiza compra Netshoes por R$ 248 milhões
ATUALIZADA -No final desta segunda-feira 29/04, a Magazine Luiza anunciou a compra da operação brasileira da Netshoes por US$ 62 milhões, ou R$ 248 milhões, com a cotação do dólar a R$ 4.00. A venda no Brasil acontece no mesmo dia da venda das operações da Netshoes na Argentina para o grupo BT8, cujos valores não foram revelados.
A Netshoes foi a primeira empresa digital brasileira a alcançar o valor de US$ 1 bilhão, abriu capital em 2017 e chegou a valer US$ 880 milhões, mesmo sem dar lucro. Mas, passados dois anos, o valor da empresa caiu para algo em torno de US$ 65 milhões – tanto que terminou vendida por US$ 62 milhões. Entre as causas para uma queda tão brusca estavam a diversificação excessiva, que provocou encalhes de produtos, e o elevado endividamento, mesmo com alto fluxo de caixa.
No ano passado, já com alto grau de endividamento, a empresa de comércio eletrõnico contratou o Goldman Sachs para buscar um novo sócio que possa injetar capital na companhia, depois do banco ter ajudado a empresa a refinanciar sua dívida. Desde a estreia na bolsa de Nova York, em abril de 2017, as ações da varejista online caíram quase 90%.
Nesta segunda-feira, 29/04, saiu o anúncio da venda da Netshoes para a Magazine Luiza. Ainda não há detalhes de como será a operação de fusão das atividades. A Netshoes será incorporada por uma subsidiária do Magazine Luiza criada nas Ilhas Cayman, afirmou a rede de varejo.
*Com agências de notícias e agência Reuters