Neoenergia investe R$ 127 milhões na transformação digital
Os mais de 14 milhões de clientes das concessionárias da Neoenergia, distribuidora de energia no País, contam com diversas facilidades digitais voltadas para otimizar a experiência do consumidor. A jornada digital foi fortemente impulsionada como propósito da companhia para o enfrentamento ao novo coronavírus. A ideia é oferecer soluções capazes de proporcionar máxima comodidade e segurança possível para os consumidores não saírem de casa. Diante desse contexto, a Neoenergia lançou nesta quinta-feira, 21/05, o Fique em Dia, portal exclusivo e inédito no setor para negociação de débitos.
A plataforma nasce justamente no período em que se enfrenta também uma crise econômica. Para ter acesso a esse modelo de negociação exclusivo no setor, basta acessar a plataforma por meio dos sites das respectivas distribuidoras e fazer o cadastro com o seu CPF e código do cliente. Na sequência, o consumidor será direcionado para as opções de negociação. Após inserir os dados pessoais, irá visualizar o débito e as condições de pagamento disponíveis. Chamado de Fique em Dia, o portal permite a quitação de contas em aberto, flexibilização de pagamento, entre outras condições especiais. Entre as vantagens: o acesso online 24h por dia e a possibilidade de resolver tudo sem precisar de deslocamento.
O serviço se integra a uma série de iniciativas que a Neoenergia tem feito em relação às inovações tecnológicas. Em março deste ano, por exemplo, foi lançado o Conexão Digital. O projeto visa modernizar os processos e jornadas dos consumidores, integrando os canais de atendimentos para os 14 milhões de clientes. Com investimento de R$ 127 milhões, o Conexão Digital contempla a disponibilização de mais de 100 produtos, de forma interativa, com lançamentos constantes nos próximos três anos.
Os clientes da Neoenergia possuem ainda outros meios digitais para ficar em dia com as finanças. A companhia inovou ao oferecer ao consumidor a opção de parcelamento da conta de energia elétrica em até 12 vezes no cartão de crédito. É possível também a quitação em uma única parcela, sem juros. O serviço, disponível no site da empresa, aceita os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex. Aliado a isso, a companhia passou a oferecer, de forma pioneira, o pagamento da conta de luz com o Cartão Virtual da Caixa Econômica Federal – modalidade que pode ser acessada pelos sites das distribuidoras. As duas inovações são resultado da parceria da Neoenergia com a Flexpag, empresa especializada em pagamento por meio de cartões de crédito e débito.
Canais digitais
São mais de 50 opções de serviços que podem ser solicitados através dos canais digitais de atendimento ao cliente da Neoenergia. Em 2019, 85% das interações aconteceram por meio de SMS e aplicativos, superando a meta de digitalização do ano. Para 2020, a companhia lançou os números de Whatsapp, disponíveis para os clientes das quatro distribuidoras da companhia. O objetivo é otimizar a interatividade e inclusão digital, em um espaço destinado a resolver questões como dúvidas básicas de fatura, solicitar emissão de segunda via, trocar titularidade e pedir religação do serviço.
Em apenas um mês de operação, a ferramenta já recebeu mais de 1 milhão de atendimentos, alcançando um índice de efetividade superior a 90% das solicitações. O sistema de troca de mensagens utiliza uma tecnologia de chatbots desenvolvida pela Nama, empresa brasileira responsável por uma plataforma de inteligência artificial.
Tarifa Social
O benefício da Tarifa Social é mais uma modalidade de serviço que pode ser solicitada via Whatsapp, justamente para facilitar o acesso e garantir a praticidade do serviço. O programa, voltado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, garante a isenção no pagamento da conta de energia para aqueles com consumo inferior a 220kwh. Quem ultrapassar esse limite – estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – pode fazer o débito da conta utilizando o auxílio emergencial da Caixa através do sistema virtual de pagamento disponibilizado pela Neoenergia.