Positivo Servers projeta vendas em alta para servidores 5G e para IA
Uma recente pesquisa da consultoria Bain & Company, realizada com mais de 600 empresas de diversos países e setores, revelou que 85% das companhias pretendem adotar soluções de inteligência artificial (IA) nos próximos anos. Os dados corroboram com a análise da Positivo Servers & Solutions, empresa da Positivo Tecnologia especializada na produção e comercialização de servidores, storages, mini PCs e infraestrutura de TI para negócios e serviços.
A fabricante trabalha com a Supermicro e com a NVDIA para se adequar à nova era da TI. “A cada dia surgem novas oportunidades oferecidas pela inteligência artificial e as companhias, nacionais ou internacionais que ignorarem essa realidade correm um grande risco de perderem muito mercado para antigos e novos concorrentes”, afirma Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions.
O empresário destaca que a junção do Big Data com modelos de negócios eficientes e computação em nuvem irá gerar máquinas cada vez mais inteligentes e poderosas. O executivo diz que o mercado vai ficar mais aquecido neste segundo semestre, a partir de grandes contratos para fornecimento de servidores 5G, como IoT (Internet das Coisas), IA conversacional e ML (Machine Learning).
“São muitas oportunidades em alta, desde o desenvolvimento de novas tecnologias em inteligência artificial até a expansão do uso das realidades virtual e aumentada e outras aplicações de tecnologias em verticais como saúde, mobilidade urbana, agricultura e indústria 4.0. O Open Ran e servidores Edge Computing também devem ser impactados positivamente”, observa o executivo.
Para galgar posições nessa nova era da TI, a Positivo Servers & Solutions desenvolveu com a NVIDIA, uma GPU para data center de supercomputação de AI do mundo, a NVIDIA H100, desenvolvida na arquitetura NVIDIA Hopper, que oferece uma plataforma unificada para acelerar tanto aplicações de HPC quanto de AI, aumentado a transmissão de dados enquanto reduz bastante os custos das empresas. Na prática, permite uma melhora substancial na taxa de transferência dos dados e reduz o tempo de operacionalização, entre outras vantagens.
No caso da Supermicro, há o portfólio de servidores e soluções em computação de alta performance e desenvolvimento de IA. Esses produtos potencializam o processamento de dados, incrementam a eficiência energética em laboratórios governamentais, universidades, corporações e empresas de médio e grande porte, e têm papel fundamental na aceleração de aplicativos em diferentes plataformas com inteligência artificial, inclusive carros, drones e robôs.