Mercado

Qlik vai às compras por data lakehouses abertos

Empresa, especializada em dados, analytics e IA, comprou a Upsolver, voltada para oferta de streaming de dados em tempo real. Os valores das transação não foram revelados pelas partes.

A Qlik, especializada em integração de dados, qualidade de dados, analytics e Inteligência Artificial (IA), comprou a Upsolver, empresa voltada para oferta de streaming de dados em tempo real e otimização de Apache Iceberg. Os valores da transação não foram revelados.

A aquisição combina a ingestão de dados em tempo real da Upsolver para o Iceberg e otimização adaptativa com a plataforma de dados end-to-end da Qlik, permitindo que as organizações acessem dados mais rapidamente, otimizem seu patrimônio de dados, reduzam custos e desbloqueiem insights impulsionados por IA.

A aquisição da Upsolver permite à Qlik avançar no mercado em direção a data lakehouses abertos, na qual as empresas exigem flexibilidade, escalabilidade e desempenho. O Apache Iceberg, um formato de tabela aberto que permite às organizações implementarem lakehouses abertos que oferecem analytics de alto desempenho em grandes conjuntos de dados e, ao mesmo tempo, garante integração perfeita com vários mecanismos de processamento de dados.

“A integração da Qlik e da Upsolver destaca a crescente importância das arquiteturas de dados abertas e em tempo real no cenário empresarial atual”, diz Stewart Bond, Vice-Presidente de Pesquisa de Software de Inteligência e Integração de Dados da IDC.

Os principais benefícios da aquisição incluem:


  • Insights em tempo real: Permite a ingestão contínua de fontes de streaming, como Kafka e Kinesis, impulsionando decisões e fluxos de trabalho de IA mais rápidos.
  • Ecossistema de dados unificado: Plataforma de dados unificada para ingerir, transformar, gerenciar, otimizar e governar lakehouses abertos baseados em Iceberg.
  • Otimização de custos: Reduz custos de infraestrutura com o Adaptive Iceberg Optimizer da Upsolver, reduzindo o armazenamento e melhorando o desempenho de consultas (query) em até cinco vezes por meio de otimizações automatizadas e específicas para tabelas.
  • Aberto e interoperável: Possibilita aproveitar um formato de tabela Iceberg aberto para operar de forma flexível com uma variedade de ferramentas e motores como Snowflake, Databricks e Athena.

Botão Voltar ao topo