Mercado

Quando os dados mudam a tomada de decisão

Uma pesquisa feita pelo movimento 100 Open Startups mostra que há 43 tecnologias desejadas pelo mercado, mas big data, Internet das Coisas e Design para Inovação estão entre as mais cobiçadas no mundo, sendo que o Big Data& Analytics lidera a lista. E não é por acaso. Boa parte das organizações reconhece que, para ter um valor competitivo, é preciso ter velocidade e sofisticação no tratamento das informações.

No Brasil, por exemplo, existem 193 startups com soluções tecnológicas emergentes — capazes de desenvolver tecnologias que irão impactar e transformar os modelos de negócios e sociedade no prazo de cinco a dez anos. Desse total, mais de 25% investem em soluções voltadas para a tomada de decisão, mostra o Liga Insights Emerging Technologies, primeiro estudo já realizado no Brasil sobre startups dessa natureza, desenvolvido pela Liga Ventures, aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas.

Os dados têm sido essenciais para orientar a tomada de decisão, reduzir custos e otimizar operações não somente em companhias consolidadas, mas também em start-ups. O universo digital está crescendo cerca de 40% ao ano, e a estimativa é atingir 44 bilhões de gigabytes até 2020 – número 10 vezes maior que o de 2013.

Botão Voltar ao topo