Mercado

Serpro define volta ao trabalho presencial a partir de 02 de agosto

Em comunicado interno para seus funcionários, obtido pelo portal Convergência Digital, o Serpro define a volta ao trabalho presencial na estatal. O retorno dos empregados se dará a partir de agosto, com escalonamento por grupos.

Os empregados do Serpro estavam enquadrados em três grupos de retorno (Aptos, Vulneráveis e de Risco). Com o avanço da vacinação e para oferecer um ambiente presencial de trabalho ainda mais seguro, o retorno iniciará agora pelos empregados imunizáveis, ou seja, aqueles já contemplados pelo calendário de vacinação local (exceto gestantes e lactantes).

Esse público será dividido em quatro grupos de retorno, cuja priorização será análoga aos grupos prioritários do PNO – Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. As chefias serão orientadas pela Superintendência de Pessoas (Supgp) quanto ao fluxo de convocação e à lista de empregados em cada grupo.

As datas previstas para retorno são:

2 de agosto – imunizáveis com função de confiança na Sede


9 de agosto – imunizáveis com função de confiança nas Regionais + grupo 1 Sede

16 de agosto – grupo 2 Sede + grupo 1 Regionais

23 de agosto – grupo 3 Sede + grupo 2 Regionais

30 de agosto – grupo 4 Sede + grupo 3 Regionais

6 de setembro – grupo 4 Regionais

O cronograma previsto e o protocolo estão sujeitos a ajustes, em razão de especificidades locais e o acompanhamento diário feito pela Diretoria Executiva das informações sanitárias das cidades. O material, contudo, não diz que imunizáveis são aqueles que já tomaram as duas doses de vacina, ou apenas uma.

Convocação

Os empregados somente deverão retornar ao trabalho presencial quando convocados pelas respectivas chefias, que indicarão, com antecedência de 15 dias, a data de retorno de cada um, a partir do escalonamento nos grupos e orientações da Supgp.

O informe diz que as medidas de circulação interna foram definidas de acordo com os decretos de orientações sanitárias do governo e visam proteger os empregados, terceirizados, prestadores de serviços e clientes,  a fim de que todos estejam seguros dentro das instalações físicas da empresa.

Os espaços físicos foram revistos e reconfigurados para proteger o bem-estar de todos e, novamente, foram planejadas medidas de  prevenção, para que se tenha um ambiente seguro, a exemplo de:

O Serpro fornecerá kit de máscaras de proteção, cujo uso será obrigatório em todas as dependências físicas da empresa, durante toda a jornada de trabalho;

A cada um será fornecido kit de limpeza individual, para que o próprio empregado higienize, sempre que desejar, sua mesa, celular, telefone e todos os objetos utilizados durante o expediente;

Em todas as áreas comuns e pontos estratégicos, haverá dispensers de álcool em gel e indicadores visuais demarcados no piso, que alertam para o distanciamento social seguro, conforme legislação vigente;

Com maior frequência, será feita a sanitização das áreas comuns, como elevadores, banheiros, máquinas de café, bebedouros, escadas e refeitórios, para manter todos trabalhando com segurança; e

Preferencialmente, devem ser utilizadas as escadas, evitando uso do elevador. Caso não seja possível, o elevador deve ser usado individualmente fazendo uso do álcool em gel após acionar os botões de acesso.

Botão Voltar ao topo