Mercado

Transformação digital exige a modernização da área de TI das telcos

Novas tecnologias, como inteligência artificial, Internet das Coisas e experiência imersiva, estão, por um lado, obrigando as prestadoras de serviços de telecomunicações a se reinventarem e a modernizarem seus departamentos de TI, mas, por outro, proporcionam a criação de modelos de negócios que antes não eram possíveis.

Em entrevista à CDTV, durante o Futurecom 2019, realizado de 28 a 31 de outubro, em São Paulo, Marcelo Medeiros, vice-presidente de Vendas da Dell Technologies no Brasil, afirmou que as telcos exercem o papel essencial de colocar essas tecnologias em movimento. “Mas elas precisam se preparar. A área de tecnologia de informação que trouxe as operadoras até este momento não vai levá-las para esta nova era de transformação digital. A modernização da área de TI é fundamental para proporcionar mais agilidade, automação e flexibilidade,” explicou.

A modernização da TI passa por buscar profissionais que tenham capacidade de se adaptar, de absorver as novas tecnologias e transformá-las em algo prático. Como exemplo, ele citou as possibilidades que advêm de experiência imersivas, com realidade virtual, realidade aumentada  e a realidade mista. “Os usuários vão interagir para manipular objetos conectados por Internet das Coisas. Este é um conceito que vai requerer maior capacidade de processamento e com níveis de latência e de resposta muito baixos”, apontou.

O executivo também explicou a importância de se colocar a computação na borda e falou sobre a revolução proporcionada por ela. Assista à entrevista em vídeo.


Botão Voltar ao topo