Mercado

Vendas de Informática e Comunicação sofrem um tombo de 29,5%

Em abril, o comércio varejista nacional recuou 16,8% frente a março, na série com ajuste sazonal, queda mais acentuada da série histórica iniciada em janeiro de 2000, refletindo os efeitos do isolamento social. A média móvel trimestral foi de – 6,1% no trimestre encerrado em abril. Na série sem ajuste sazonal, em relação a abril de 2019, o comércio varejista caiu 16,8%. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi 0,7%. Os dados são da pesquisa do Varejo do IBGE, divulgados nesta terça-feira, 16/06.

As vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação tiveram um tombo de 29,5% na passagem de março para abril. Na comparação com igual mês do ano passado, o resultado é mais sombrio, com queda de 45,4%, como mostra pesquisa de varejo do IBGE. A maioria das empresas atribuiu a queda à COVID-19.

Segundo o instituto, o desempenho atingiu o ponto mais baixo da série com a intensificação do fechamento do comércio de rua, centros comerciais e shopping centers em abril, em algumas das principais cidades do país. No acumulado do ano, a comercialização dos equipamentos de informática e comunicação já apresenta queda de 21,9% e de 7%, considerando os últimos 12 meses.

Botão Voltar ao topo