Mercado

Vivo quer mulheres ocupando 30% dos cargos de direção até 2020

A participação das mulheres no mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) precisa aumentar tanto no Brasil quanto no mundo, seja como consumidoras ou usuárias. Quais ações são necessárias para incrementar o porcentual das mulheres nos cargos de direção e as razões que dificultam esta ascensão foram debatidas em painel da sessão temática realizada nesta terça-feira, 22/05, durante o Painel Telebrasil 2018, em Brasília.

Do lado companhias, políticas empresariais, como licença maternidade, espaços para amamentação e fomento à troca de experiências para que as mulheres encontrem orientação e apoio umas nas outras, servem como estímulo para a redução de evasão feminina. Além disto, como destacou Camilla Tapias, vice-presidente para assuntos corporativos da Telefônica, fomentar a diversidade nas empresas é uma questão de pensar os negócios no longo prazo.

A Vivo lançou programa de diversidade focado em quatro pilares: gênero, raça, pessoas com deficiência e LGBT. Para as mulheres, a meta é aumentar a presença feminina entre a força de trabalho e no nível de diretoria. “O objetivo é claro: levar mulheres para o patamar de 30% em cargos de direção até 2020, hoje estamos com 18%. O grupo tem esta meta para todos os países. O caminho da escalada feminina para o topo das empresas é difícil e temos de atacar a causa-raiz”, pontuou.


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