Volta de escolas e trabalho presencial seguram alta nas vendas de PCs
As remessas mundiais de PCs totalizaram 84,1 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2021, um aumento de 1% em relação ao terceiro trimestre de 2020, de acordo com os resultados preliminares da consultoria Gartner.
A análise é de que à medida que as vacinas Covid-19 se tornaram mais amplamente disponíveis, os consumidores e os gastos com educação começaram para mudar de PCs para outras prioridades, desacelerando o ímpeto do mercado.
“Como muitas escolas em todo o mundo reabriram, não havia mais uma necessidade imediata de PCs e Chromebooks para oferecer suporte à educação em casa”, disse Mikako Kitagawa, diretor de pesquisa do Gartner.
As remessas de Chromebooks diminuíram 17% no terceiro trimestre de 2021, devido à diminuição da demanda no mercado de educação. Este foi o primeiro declínio de dois dígitos ano a ano nas vendas de Chromebooks desde seu lançamento no mercado em 2011.
A demanda por PCs empresariais permaneceu forte, liderada pela recuperação econômica em regiões importantes e pelo retorno de alguns funcionários aos escritórios.
No entanto, o crescimento dos PCs empresariais concentrou-se no segmento de desktops, uma vez que a escassez de semicondutores continuou a restringir as remessas de laptops.
Os três principais fornecedores no mercado mundial de PCs permaneceram inalterados ano após ano, com a Lenovo mantendo o número 1 em remessas, com 23,7% do mercado; seguida pela HP, com 20,9%; e pela Dell, com 18.1%.
Em seguida aparecem Apple, com 8,6% do mercado global de computadores; além de Acer e ASUS, ambas com 7,2% do total de embarques no terceiro trimestre deste ano.
Após cinco trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos, o crescimento da Lenovo foi moderado (1,8%) no terceiro trimestre de 2021. A Lenovo observou um crescimento em todas as regiões, exceto no Japão, onde as remessas caíram mais de 50%, como um programa governamental na região para comprar PCs para fins educacionais o uso em grande parte chegou ao fim.
No geral, as remessas da Lenovo foram adversamente afetadas pela desaceleração do mercado consumidor e pela escassez de suprimentos no mercado corporativo. Simultaneamente, a Lenovo se beneficiou das demandas estáveis de PCs empresariais e foi capaz de ser mais flexível na resposta à escassez de componentes devido a uma maior combinação de fabricação interna.
A HP experimentou seu segundo trimestre consecutivo de declínio ano a ano (-5,8%), impulsionado por uma redução de 30% nas remessas nos EUA. devido ao enfraquecimento da demanda de Chromebooks no segmento de educação. A HP também continuou a enfrentar problemas de cadeia de suprimentos neste trimestre: uma grande carteira de pedidos não atendidos levou a HP a potencialmente perder oportunidades que seus concorrentes capitalizaram.
Já a Dell registrou fortes resultados no terceiro trimestre de 2021, marcando seu quarto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos (26,5% na comparação anual) e alcançando mais de 15 milhões de remessas pela primeira vez. O foco da Dell no mercado consumidor ajudou a empresa a ser menos impactada pela redução na demanda de PCs para o consumidor.
A Apple ainda conseguiu atingir um crescimento de 7,4%, apesar de um mercado consumidor fraco. Os PCs baseados em M1 da empresa foram bem recebidos pela comunidade de usuários, gerando um aumento nas remessas. No entanto, antecipando uma possível atualização do produto nos próximos meses, alguns compradores da Apple suspenderam as compras de laptops, o que afetou negativamente os volumes de remessa do 3T21.