Mercado

Wi-Fi deixou de ser um gasto para ser estratégico ao negócio das PMEs

Lidar com uma pequena e média empresa exige comprometimento e transparência nas ações, sustenta o gerente de Distribuição e PMEs da Aruba, Arlindo Silva. Ele conta que, há três anos, a companhia saiu do zero na parte de access points (APs) para se tornar uma das principais provedoras de infraestrutura para o segmento de PMEs no Brasil.”Mais do que um preço acessível, as PMEs buscam total transparência na aquisição. Todos os itens do contrato precisam estar muito claros, assim como todos os custos”, observa o executivo.

Arlindo Silva diz que o primeiro passo para estreitar o laço com as PMEs foi criar uma plataforma de gestão gratuita, atualizada de três em três meses, com funcionalidades pedidas pelos próprios clientes – um diferencial de mercado. “O Wi-Fi não tem que aparecer, é para funcionar e fazer o ticket médio do cliente aumentar. Em um restaurante com Wi-Fi de qualidade, por exemplo, as pessoas vão almoçar, fazem negócios, acabam ficando mais tempo e consomem mais”, explica.

Não por acaso, as PMEs que oferecem o Wi-Fi como valor agregado ao seu negócio têm uma grande preocupação com os ataques hackers. “Elas sabem que um roubo de dados poderá causar prejuízo à marca. A segurança passou a ser um ponto crítico na aquisição”, adiciona o gerente da Aruba.

O carro-chefe para as PMEs é o Aruba Instant On, uma solução plug & play usada para configurar redes wireless de PMEs e home offices em minutos, além de monitorar e gerenciar a rede empresarial a partir de qualquer lugar controlando quem está se conectando a quais sites e aplicativos. 


Vantagens adicionais incluem roteamento automático de dados para manter todos os dados fluindo pelo caminho mais rápido, atualização automática de software que mantém a alta velocidade do Wi-Fi e recuperação automática da rede em caso de detecção de erro.Também permite conectar todos os dispositivos via wireless, mesmo aqueles já cabeados, incluindo terminais de PDV, câmeras de segurança, fechaduras inteligentes, impressoras e smart TVs. 

A segurança está inclusa sem custo extra no produto e permite separar o tráfego da empresa e dos funcionários do tráfego de clientes com facilidade, além de definir horas de disponibilidade da rede e bloquear sites e categorias de aplicativo para evitar atividades maliciosas.

No caso dos switches, a adoção de equipamentos como serviço começa a ganhar presença nas PMEs, muito em função do canal, interessado em agregar serviços para o cliente. “Esse é um modelo importante porque a maior parte das pequenas e médias não têm equipes dedicadas na TI”, ressalta Arlindo Silva. Vejam a entrevista com o executivo da Aruba.

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