Segurança

Apagão de TI do CNPq prossegue sem previsão de retorno

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) adiou o restabelecimento da Plataforma Lattes, Carlos Chagas e demais sistemas sem dar um novo prazo. São 12 dias fora do ar. A agência de fomento à pesquisa do MCTI afirmou que a verificação completa do equipamento que apresentou o problema continua em andamento. A nota foi publicada pela agência no Twitter.

A agência de fomento do MCTI anunciou que sua equipe ainda está realizando uma verificação completa no “equipamento que apresentou problemas” em conjunto com a fabricante, no caso a Dell Technologies. “Essa verificação envolve uma série de testes, que foram realizados ao longo de todo final de semana, com pontuais instabilidades que estão sendo ajustadas para restabelecer a capacidade completa do storage”, afirmaram. 

O “apagão do CNPq” começou no dia 23 de julho, quando foi identificada uma indisponibilidade nos sistemas, incluindo a Plataforma Lattes. O conselho, no entanto, não informou o motivo nem apresentou uma previsão de restabelecimento de seus serviços.

O segundo comunicado aconteceu no dia 26. Em nota, a instituição afirmou que estava atuando ao lado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para solucionar a indisponibilidade. No dia seguinte, a agência também informou que havia realizado o diagnóstico e que ia dar início ao reparo. Mas também não deu previsão de retorno.

Na quarta-feira (28), o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, informou que o problema foi causado por uma falha técnica no servidor. Vilela ainda ressaltou, ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que os dados estavam sendo recuperados. “Com relação ao Lattes, já está recuperado”, disse. “Nós temos backup”, assegurou o executivo. 


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