Ataque hacker custou R$ 923 milhões aos cofres da Americanas
A Americanas perdeu em vendas R$ 923 milhões por conta da paralisação de seus sites e aplicativos após o ataque de hackers à companhia no fim de fevereiro. Foram cerca de cinco dias de operação instável ou com as plataformas da empresa fora do ar. O número consta no relatório de resultados do grupo na linha “incidente de segurança (perda de venda)”, divulgado nesta sexta-feira, 13/05, conforme publicado no jornal Valor.
O diretor Raoni Lapagesse disse, em teleconferência com a analistas, reforçou que mesmo com o ataque hacker- que atingiu Americanas, Sumarino e Shoptime- a empresa conseguiu crescer nas vendas, mesmo com a inflação e juros mais altos. O resultado financeiro mostra que as vendas totais, incluindo lojas físicas e digital, cresceram 21,7% de janeiro a março. Ao considerar só as vendas transacionadas no comércio eletrônico, a alta foi de 20%.
No dia 19 de fevereiro, o grupo foi atacado pelo grupo Lapsus, o mesmo que assumiu a invasão do Ministério da Saúde. À época, os analistas esperavam um prejuízo de R$ 500 milhões, mas os resultados mostraram que o impacto foi bem maior. De acordo com dados do Procon/SP, a Americanas possui 90 milhões de clientes, o que significa quase um a cada três brasileiros, sendo 46 milhões ativos.