Ataque hacker: Justiça de São Paulo e Pernambuco sem data para voltar
Não há previsão para os sistemas do Tribunal Regional Federal de São Paulo e Mato Grosso do Sul e de Pernambuco, atacados por hackers, voltem a funcionar.
Na página do TRF 3, há um informe dizendo que “em razão do ataque cibernético ocorrido no último dia 30 de março e dos indispensáveis procedimentos de segurança para que os serviços da Justiça Federal da 3ª Região sejam restabelecidos, a presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, determinou, nesta sexta-feira (1º/04), a suspensão dos prazos de processos físicos e eletrônicos, no período de 4 a 12 de abril, e prorrogação para o próximo dia útil subsequente, no TRF3 e nas Seções Judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul”.
Estão suspensos o atendimento ao público externo, assim como autorizam a realização do trabalho não presencial no período. Não há qualquer informação sobre as ações para mitigar os impactos do ataque hacker. Em Pernambuco, a Justiça Federal disponibilizou uma página provisória na Internet. Nela, o usuário terá acesso direto a alguns serviços como PJe 2.X (Turma Recursal e Juizados Especiais Federais), Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), Balcão Virtual, além de informações sobre o Plantão Judicial.
O TRF 5 reforça que “boa parte dos sistemas da JFPE está fora do ar, por tempo indeterminado, com exceção daqueles mantidos em ambientes computacionais segregados, como é o caso do PJe 2.X e SEUU. Por conta disso, todos os prazos processuais, exceto os de processos que tramitam no PJe 2.X e SEUU, se encontram suspensos, assim como o atendimento presencial”.
Informa ainda que está sendo feito tudo para “mitigar os prejuízos à prestação jurisdicional, assegurando exclusivamente o exame de matérias de comprovada urgência, como aquelas relativas à liberdade de locomoção, a perecimento de direito, à medida cautelar, de natureza cível ou criminal, que da demora possa resultar risco de grave prejuízo ou de difícil reparação”.