Segurança

Guerra na Ucrânia já rende golpes online que fingem ajuda humanitária

Cibercriminosos já aplicam uma série de campanhas maliciosas que utilizam  engenharia social para tirar dinheiro dos usuários usando a invasão russa à Ucrânia como isca e a necessidade de arrecadar dinheiro para ajudar a população do país.

De um lado, uma iniciativa que promoveria um novo token, chamado Token Ucrânia, para ajudar o país diante dessa situação delicada que vive. Por outro lado, uma campanha na qual os cibercriminosos se apresentam como uma organização de ajuda humanitária chamada Help for Ukraine, que supostamente arrecada fundos para ajudar.

Em ambos os casos, não há menção de quem serão os beneficiários do suposto auxílio, nem referência a uma organização oficial conhecida.

O site Help for Ukraine convida a fazer supostas doações de 5 euros através do PayPal. No caso do token, se um usuário quiser comprar o token, ele é direcionado para uma plataforma de negociação de criptomoedas chamada PinkSale. Conforme explicado em seu site, é uma plataforma que ajuda você a criar seus próprios tokens e vendê-los em poucos segundos.

Segundo a empresa de segurança onlie Eset, há outros exemplos. No Reddit, um usuário compartilhou os detalhes de um phishing por e-mail de uma pessoa que afirma ser da Ucrânia e que está escrevendo desesperadamente pedindo qualquer ajuda que possa obter. No final do e-mail deixa o endereço de uma carteira bitcoin para depositar. Outros usuários também afirmaram que estão promovendo hoaxes no Instagram.


Botão Voltar ao topo