Infraestruturas críticas vão parar com ataques hackers em 2025
Preparem porque os ataques cibernéticos vão piorar. O Gartner adverte que,em 2025, 30% das organizações de infraestrutura crítica enfrentarão uma violação de segurança que resultará na interrupção de um sistema ciberfísico de missão crítica ou operacional. Pesquisa da consultoria indica que 38% dos entrevistados esperam aumentar os gastos com segurança de tecnologia operacional entre 5% e 10% em 2021, com outros 8% dos entrevistados prevendo um aumento acima de 10%.
A segurança da infraestrutura crítica tornou-se uma preocupação principal para governos em todo o mundo, com os EUA, Reino Unido, UE, Canadá e Austrália, cada um identificando setores considerados “infraestrutura crítica”, por exemplo, comunicações, transporte, energia, água, saúde e instalações públicas. Em alguns países, a infraestrutura crítica é estatal, enquanto em outros, como os EUA, a indústria privada possui e opera uma parte muito maior dela.
“Os governos em muitos países estão percebendo que sua infraestrutura crítica nacional tem sido um campo de batalha não declarado por décadas”, disse Ruggero Contu, diretor de pesquisa do Gartner. “Eles agora estão tomando medidas para exigir mais controles de segurança para os sistemas que sustentam esses ativos.”
“Além da necessidade de atualização, há um número crescente de ameaças cada vez mais sofisticadas”, disse Contu. “Proprietários e operadores de infraestrutura crítica também estão lutando para se preparar para o aumento da supervisão que se aproxima.”