Justiça exige dados da Atento Brasil sobre ataque hacker
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, vai notificar a Atento para que informe quantas e quais empresas tiveram o funcionamento das centrais de atendimentos afetado pela tentativa de ciberataque identificada pela multinacional espanhola.A informação é do jornal O Globo.
Apenas a Azul Linhas Aéreas comunicou oficialmente a Senacon sobre o prejuízo ao atendimento do seu call center, mas outras companhias informaram em seus sites e em mensagem enviada diretamente sobre problemas com as centrais de atendimento devido ao ataque. Nenhuma delas estima o tempo para regularização dos call centers. Entre essas empresas com problemas no atendimento desde domingo estão, além da Azul, Vivo, Livelo, Unimed-Rio, Burguer King, Itaú e BMG.
A secretaria diz ainda estar monitorando as reclamações sobre o tema e pede aos consumidores para que registrem qualquer dificuldade em se comunicarem com as empresas para que possa tomar providências. E acrescenta que verificará se as companhias afetadas estão comunicando adequadamente o problema, assim como as alternativas ofertas de atendimento.
A Atento Brasil não é obrigada a reportar incidentes no Brasil porque não é listada na B3. Tanto que a informação sobre o ataque hacker foi publicada na Bolsa de Nova York. Com forte atuação no país, a empresa prefere o silêncio sobre o incidente cibernético.