O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Segurança

Sistemas do Ministério da Saúde sobre vacinação sofrem ataque ransomware

O Ministério da Saúde foi alvo de um ataque de ransomware que supostamente sequestrou dados de sistemas relacionados à vacinação no Brasil. Diferentes sistemas, como e e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital estão indisponíveis no momento desde a madrugada desta sexta 10/12. O ataque se deu por volta da 1h.  

Os invasores, auto nomeados Lapsus$ Group, deixaram uma mensagem nos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSus, dizendo: “Você sofreu um ransomware. Os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, seguido por um contato no Telegram e um email. Em mensagem de um grupo no Telegram chamado ‘Saúde Hacker Chat’, cerca de duas horas após o ataque, diz que os dados não serão vendidos, mas vazados ou guardados. 

O Ministério da Saúde já retirou o comunicado dos sites e divulgou uma nota na qual reconhece o ataque. “O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.”

O Departamento de Informática do SUS, Datasus, está trabalhando na tentativa de recuperação dos dados sequestrados. Ainda não se sabe se será possível sucesso nesse esforço. Mas de qualquer forma, pelo volume de informações envolvidas, será um trabalho longo e demorado. 


Botão Voltar ao topo