Telecom

5G exige simplificação regulatória e políticas pró-Inovação

Um estudo divulgado pela GSMA, no Mobile World Congress, que acontece esta semana em Barcelona, revela que as conexões Internet das Coisas vão triplicar até 2025 impulsionada pelo 5G. O relatório mostra que entre 2017 e 2025, as conexões IoT vão proliferar muito em função do uso para casas inteligentes, edifícios e empresas. Expectativa é que as conexões cheguem a casa de 25 bilhões nos próximos oito anos.

A migração para as redes 4G e 5G também aumentará significativamente nos próximos anos, com o 4G representando 53% das conexões globais até 2025, ante 29% em 2017. O novo  relatório da Economia móvel da GSMA acrescenta ainda que as redes 5G vão representar mais 14%, após o lançamento das primeiras redes 5G comerciais ainda este ano.

“Estamos no início de uma nova era no celular com o lançamento iminente das primeiras redes 5G e da Internet das Coisas (IOT) preparadas para transformar ainda mais a maneira como vivemos e trabalhamos”, disse Mats Granryd, diretor-geral da GSMA .”À medida que a indústria móvel se move para a era 5G, aumenta a necessidade de políticas pró-investimento, pró-inovação e de regimes regulatórios modernizados”, acrescentou.

Mats Granryd vai além. Segundo ele,a regulamentação simplificada e os novos desenvolvimentos políticos em três áreas principais – espectro, infra-estrutura e economia – são fundamentais par que se possa alcançar todo o potencial do 5G para os consumidores, a sociedade e a indústria.

*Com informações do Official Mobile World Congress


Botão Voltar ao topo